transporte de cargas aumentam

Transporte de cargas aumentam no final de ano.

O transporte de cargas aumentam paralelo no final de ano junto ao fechamento de novos negócios que atinge média de 15%. As mercadorias com maior aumento são: alimentos, eletroeletrônicos, medicamentos, bebidas, combustíveis e produtos têxteis.

Datas como Natal e Reveillon estimulam as vendas, todos sabem. O que talvez nem todos reparem é a relação entre a intensidade do movimento de abastecimento e reposição nas lojas e a circulação de cargas pelas nossas rodovias, que obviamente também aumenta. Ou seja, o aumento das vendas estimula o transporte.  

O segundo semestre aumenta o transporte de cargas

Não foi por acaso que usamos o Natal como exemplo. É no segundo semestre do ano que a economia se otimiza, mais negócios são fechados. Por exemplo, o levantamento do Porto Seguro Transportes mostrou que no período do natal, nos últimos anos, houve registro de acréscimo de 10 a 15% no número de fechamento de negócios, em comparação aos seis primeiros meses do ano. Concluímos então que final de ano o transporte de cargas aumentam consideravelmente.

As mercadorias que estimulam o transporte

Certamente, você já imagina que os produtos alimentícios puxariam a lista de mercadorias mais transportadas no segundo semestre, não é mesmo? Acertou! Além deles, se destacam os eletroeletrônicos, medicamentos, bebidas, combustíveis e produtos têxteis.

Powered by Rock Convert

As regiões que concentram o aumento no transporte de carga

Entre as regiões que concentram o maior volume de circulação de cargas nesse período estão Sul e Sudeste, devido à alta diversidade de polos que se encontram nessas localidades.
Vale ressaltar que o setor de transporte é responsável pela condução de 75% das mercadorias brasileiras pelas rodovias do país, segundo a pesquisa Custos Logísticos no Brasil, da Fundação Dom Cabral.

Transporte de cargas aumentam, também sugere aumento nos riscos

Como consequência, a intensificação de cargas traz a trona alguns riscos com a segurança. Afinal, há mais caminhões, mais produtos, mais embarques, mais valores. Afirma Rose Matos, gerente do Porto Seguro Transportes, diz que para manter-se a salvo dos riscos é importante contratar um seguro. Acima de tudo, manter as atividades da empresa e garantir que as entregas aconteçam.


Rose esclarece que o Porto Seguro Transportes oferece serviços que podem ser contratados tanto por donos de mercadorias a serem transportadas, para cobrir danos a carga, tanto quanto por empresas transportadoras, para garantir as cargas de terceiros transportadas sob sua responsabilidade. Na contratação, como também na manutenção do seguro, é fundamental a participação do corretor.

“Eles são responsáveis por acompanhar o processo do seguro para obter informações sobre a possibilidade de risco que o transporte possa ter. E, caso tenha alteração ou novidade no decorrer do contrato, eles comunicam a seguradora”. Porto seguro.

Fonte: SEGS

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.