desafios que a logística de transporte enfrenta

Logística digital? Descubra a melhor opção!

Com tantas ferramentas, tecnologias, metodologias e abordagens, descubra a melhor opção em logística digital e otimize seus processos para a sua empresa, lendo esse artigo.

Muito tem se falado sobre logística digital, logística 4.0 e outras tendências que buscam otimizar ou alcançar melhores resultados nos processos logísticos das empresas ao redor do globo.

Nossa equipe de especialistas com mais de 12 anos no mercado de transportes, listou algumas instruções que podem te ajudar a escolher e aplicar o que há de melhor destes recursos.

Qual a sua maior dor?

A primeira questão cuja qual deve ter uma resposta clara e direta, que um gestor ou analista logístico deve se fazer é, qual problema estou tentando resolver?

Pode parecer óbvio ou até mesmo simples esta pergunta, mas o que vemos muitas vezes são pessoas que compram, ou aplicam novas ferramentas e tecnologias sem saber direito qual problema estão tentando resolver.

No entanto antes de buscar a solução, pergunte-se, qual o principal problema da sua operação logística?

Os problemas mais comuns são: a falta de processos, insatisfação do cliente, rastreamento, compromisso, atrasos, avaria de mercadorias e falta de histórico de operação. São vários os pontos de melhorias que conseguimos encontrar quando analisamos uma operação logística, não importa o seu porte.

O mais importante é ter muito bem definido a sua principal dor, assim podemos partir para a próxima etapa.

E os outros problemas?

É evidente que uma operação logística, pode não ter apenas um ponto a ser melhorado mas em nenhum setor, existe tal tarefa ou processo que não possa ser aprimorado.

O importante de focarmos em pontos de dores específicos de um negócio, é que conseguimos enxergar de forma inteligente como e resolve-lo.

Quanto aos outros pontos a serem melhorados, vamos classificando de acordo com a prioridade ou impacto que aquela dor causa à operação. Para definir prioridades ou entender o impacto que um processo pode causar em cada operação, existem diversas metodologias e abordagens que você pode ver aqui.

Eu quero resolver este problema?

Agora, uma vez que focamos e identificamos uma dor latente de uma operação logística, seja ela qual for.

É necessário encontrar uma ferramenta que melhor resolva ou traga alguma otimização para aquela dor ou problema.

Ter métricas claras

Neste parágrafo vamos falar sobre o que você precisa se perguntar na hora de aplicar ou internalizar uma nova ferramenta ou tecnologia. Aqui estão algumas perguntas que você deve responder por exemplo:

O que eu quero alcançar com esta nova ferramenta? Eu quero ter visibilidade? Agilidade? Eficiência? Redução de custos? Centralização de processos?. Esta ferramenta ou tecnologia vai me gerar quais impactos? Positivos e negativos?

É muito importante ter estas métricas claras, para que, ao final ou após um determinado tempo trabalhando com esta nova ferramenta. Para que possamos fazer a análise, afim de para comparar se o resultado esperado foi atingido, está próximo de ser atingido ou distante.

Descubra a melhor opção

A conclusão é que, a melhor opção de ferramenta, é a que atende melhor a dor do seu negócio e exista viabilidade e melhores resultados.

É interessante também avaliar se tem aderência forte com o seu negócio e as visões de futuro. Que também te entregue soluções que te permita medir os resultados após um determinado período de uso.

Nós do AZShip temos orgulho em dizer que temos a ferramenta mais completa para se analisar e medir a performance da sua operação logística. Desde a contratação até a entrega da mercadoria no cliente, e te entregamos todos os indicadores deste processo na nossa plataforma web e mobile.

Quer saber como fazemos isso? Agende agora mesmo uma demonstração com um de nossos consultores, mais do que tecnologia, somos especialistas em logística. Descubra a melhor opção de logística digital falando com um de nossos consultores.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.