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Logística de transporte: Suzano lança super comboio de 6 reboques

Uma estratégia de logística de transporte inédita no mundo foi apresentada pela Suzano, em sua operação florestal em Três Lagoas (MS).

Chamado de hexatrem, o veículo tem extensão de 52 metros e conta com seis semirreboques engatados. Com capacidade para transportar até 200 toneladas de toras de eucalipto de uma só vez, garantindo 127% de ganho na produtividade em relação aos tritrens e de 27% em relação aos pentatrens. Portanto, hexatrem permite ganho no volume de madeira transportada e redução no consumo de combustível nas operações florestais.

Sustentabilidade na logística de transporte

Até o momento, 12 conjuntos de hexatrens, do total de 19, já estão em operação. Além das vantagens operacionais, eles trazem grande benefício em termos de eficiência energética e, consequentemente, ambiental. De acordo com a Suzano, o consumo em litros de diesel por metro cúbico transportado é 21,5% menor que o caminhão tritrem. Concluímos então que, para cada 1 milhão de metros cúbicos transportados, há uma redução de emissão de aproximadamente 600 toneladas de CO² equivalente (padrão de medição de gases de efeito estufa).

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Redução de tráfego nas rodovias

Outro grande diferencial do hexatrem é a redução da quantidade de caminhões que trafegam nas rodovias estaduais e nas estradas da comunidade no entorno da operação da empresa. Além de tudo trás uma grande evolução para a logística de transporte.

“Esse veículo não pode transitar em rodovias, mas circula nas áreas florestais ligadas à fábrica”, explica Mário Grassi, gerente executivo florestal da Suzano.

Mário Grassi, gerente executivo florestal

Segundo ele, com os hexatrens, cerca de 35 caminhões tritrens deixam de circular diariamente nas rodovias de Mato Grosso do Sul. Ou seja, a empresa adquiriu cavalos mecânicos Volvo FMX para conduzir os hexatrens. Além disso contou com experiência de seus colaboradores para viabilizar a operação das novas máquinas.

“Utilizamos todo know-how das nossas áreas de logística florestal e desenvolvimento operacional. Além da tecnologia que possuímos nos tritrens e pentatrens. Adicionamos alguns ajustes e novidades mecânicas que trouxeram maior resistência técnica para esses equipamentos”. Afirma Alan Charles Brehmer, gerente de logística florestal da Suzano.

Fonte: Canal Rural

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