História de sucesso de um cliente do AZShip

história de sucesso do cliente, contada pelo Co-Founder do AZShip Gustavo Garcia

É muito comum aqui no AZShip, quando conversamos ou visitamos algum cliente, perguntarmos se ele acredita estar pagando o valor correto para os seus fretes.

É quase unânime a resposta, sempre nos dizem que acreditam sim pagar o valor praticado no mercado e que seguem uma tabela que é bem próxima da “tabela de frete” regida pela ANTT.

Algumas vezes isso é bem verdade, com as recentes e constantes mudanças na tabela de fretes anunciada pela ANTT, as empresas se vêem de mãos atadas e são forçadas a trabalharem com esses valores.

A história do cliente

Porém, eu quero contar uma história super bacana, de um cliente nosso.

No ano de 2019 conversamos com esse cliente em especifico que hoje nos chama muito a atenção por causa do volume de redução que ele está gerando em custos com frete.

Na época questionamos o gestor de logística dessa empresa, sobre os valores do frete e se ele acreditava na possibilidade de redução do seu custo, e a resposta foi NÃO, “é muito difícil reduzir pois o frete já está tabelado e é muito enxuto”.

Entramos com um projeto piloto para que eles pudessem testar, sem compromisso. Imputamos todas as transportadoras parceiras na plataforma, e, no dia seguinte, começamos a ofertar as cargas para um número maior de parceiros.

Devido a grande correria da operação de contratação de parceiros, eles ofertavam cada frete para apenas 2 ou 3 transportadoras em média, embora tivessem uma carteira com mais de 40 parceiros de transporte registrados, nunca dava tempo para ofertar e negociar com mais de 2 ou 3 parceiros.

Quando ofertamos as cargas para um número maior de parceiros por meio da modalidade de leilão reverso, de cara, logo, no primeiro mês este cliente conseguiu reduzir o seu custo com frete em quase 5%. E o melhor de tudo, sem perder o nível de serviço com os seus parceiros, nem trabalhando com novos parceiros desconhecidos no mercado.

É mágica?

É mágica? Manipulação de dados? Fake? Nenhum destes. Apenas geramos competitividade. Todos sabemos que a competitividade em qualquer negócio, sempre trás benefícios para quem compra ou utiliza um serviço. Além da redução ou padronização dos preços, vemos também o quanto o nível de serviço ou qualidade do produto podem ser diferentes. Isso faz total sentido quando pensamos por exemplo no que aconteceu com os serviços de táxi com a expansão da Uber, que trouxe melhor nível de serviço e melhores preços.

Essa competitividade aumentou ainda mais quando outros serviços de mobilidade começaram e surgir e surgem até hoje, a tendência é que as empresas sempre busquem ser melhores, o que impacta diretamente quem contrata ou compra o serviço/produto.

Existem inúmeros casos provando por A mais B que a competitividade é fundamental para a evolução de qualquer setor da economia. Entendendo o quão poderoso é aplicar competitividade no seu negócio, podemos avançar para como fazer isso acontecer.

Conclusão

Para este cliente em que cito o exemplo, o caso é simples de se entender, ele contrata transportadoras para realizar o seu frete, e tem um volume de embarques expressivo diariamente.

A cada frete realizado, se houver por exemplo uma redução de R$ 20,00 reais que seja, representará um grande volume de economia ao final do mês.

Gostamos sempre de ressaltar, não existe mágica, existe metodologia. Que é o que aplicamos diariamente e automatizada buscando sempre melhorar a eficiência operacional dos nossos parceiros e redução de custos.

É por isso também que quando começamos a demonstrar os savings de custo com frete para nossos parceiros, até eles ficam surpresos, pois antes não acreditavam que era possível ter qualquer redução de custo sem perder parcerias importantes ou até mesmo ter algum atrito no relacionamento com seus fornecedores. Garantimos que é de extrema importância ser mantido e aplicamos toda a nossa metodologia para não enfraquecer este elo.

E você? Acredita nos benefícios que a competitividade gera no mercado e no seu negócio?

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