Como as empresas estão encarando o desafio da logística do Black Friday?

A pandemia do corona vírus e os desafios de logística das empresas em meio aos pequenos passos da economia mundial e a movimentação do Black Friday.

A reabertura gradual dos estabelecimentos em todo o globo despertou grandes apostas na economia nacional e internacional. Isso se deve a uma possibilidade de reestruturação do mercado, principalmente no momento do Black Friday, o qual gera grandes expectativas de venda. O fato de ainda haver algumas restrições devido à pandemia do corona vírus coloca o comércio online como palco principal desse evento. No entanto, por ser uma data muito esperada, o Black Friday também passa a representar um grande desafio de logística para empresas.

Nesse momento, é viável um planejamento adequado para suprir a demanda de exportação e importação, garantindo prazos e segurança no armazenamento e entrega dos produtos. Torna-se essencial abranger todas as etapas do processo logístico para obter sucesso. Assim, é importante que os meios digitais estejam preparados para a ampliação do potencial de venda online, principalmente em relação ao controle dos produtos disponíveis. Os atrasos e a ausência de estoque para produtos disponíveis online podem gerar impactos negativos para a empresa, que possivelmente serão convertidos em perda financeira.

Um exemplo de logística otimizada foi a aplicada pela Via Varejo (dona do Ponto Frio e Casas Bahia). A empresa investiu na estratégia de ampliação do período de ofertas em 40 dias. Essa ação foi realizada com o objetivo de evitar a sobrecarga de lojas físicas e virtuais durante o período tradicional do Black Friday – geralmente compreendido em 1 semana, no máximo. Assim, será possível garantir uma boa experiência dos clientes na aquisição e recebimento dos produtos dentro do prazo. Outras empresas também seguiram o modelo de ampliação das promoções do Black Friday, como o Mercado Livre, Magazine Luiza e B2W (dona da Americanas.com), sendo que esta última inclusive já possui produtos em promoção no site desde o dia 1° de novembro.

Apesar disso, a logística inteligente é, na verdade, essencial em qualquer período do ano, não apenas no Black Friday, uma vez que visa garantir o menor custo e a entrega dentro do prazo. Dessa forma, é possível assegurar a qualidade no armazenamento e entrega dos produtos, além do essencial: a satisfação do cliente.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.