Logística Digital para indústrias, 07 verdades.

Logística digital para indústrias

A Logística digital para indústrias alinhada a processos bem estruturados trazem otimização de demandas e gera bons resultados.

A transformação digital tem ganhado espaço na estratégia das indústrias como um todo, tornando os processos mais eficientes e acompanhar a era dos negócios digitais. 

Introdução

digital-1

Em várias áreas, já notamos essa transição, e os vários benefícios que ela traz para a sociedade e para constante evolução do mundo que vivemos.

Alguns exemplos dessa transformação podemos visualizar em bancos que não mais tem filas de usuários para serem atendidos. Notamos isso também em lojas de telecomunicações vazias e com poucos funcionários para atendimento de balcão e assim por diante. No mercado logístico não é diferente, mesmo que ainda não esteja tão presente e forte quanto aos mercados citados acima.

A logística digital para as indústrias tem resultados tão promissores, se não maior quando falamos especificamente do Brasil, quando comparamos a outras áreas de negócio.

Abaixo, listamos algumas verdades sobre:

Os processos de digitalização logística. Como ela pode mudar sua forma de trabalhar e analisar o seu negócio. E o que você pode estar perdendo com tudo isso.

1. Otimização de processos, utilizando a logística digital

No cenário da tecnologia e dos negócios atuais, tudo está a um clique de distância. Isto significa que a comunicação entre dois ou mais agentes, antes poderia demorar horas ou dias, hoje acontece em questão de segundos.

Na logística não é diferente. Pense por exemplo, que um analista logístico ao fazer uma contratação ou negociação com um parceiro de transporte, seja ele motorista autônomo ou transportadora. Fazendo este processo por telefone, que hoje é muito comum nas empresas brasileiras, não consiga falar com dois ou mais parceiros ao mesmo tempo.

Ou seja, se aplicarmos ferramentas simples de logística digital apenas neste processo gera impacto, por exemplo: o envio de mensagens instantâneas ou uma negociação online. Estas ações possibilitaria este analista a negociar ou contratar quantos parceiros fossem necessários ao mesmo tempo.

No cenário citado acima, já teríamos uma grande otimização de um processo que hoje é realizado de forma braçal e demorada.

2. Ganho de produtividade

Além da otimização de processos, que torna todo o sistema mais confiável e otimizado, a digitalização também gera impacto na produtividade dos envolvidos na logística.

Considere por exemplo como é feito o monitoramento de fretes na maioria das empresas hoje. Se ao invés do gestor ou analista conseguir saber tudo sobre um determinado frete sem ter que entrar em contato com o motorista ou transportadora.

Somente em tempo de ligações desencontradas, já temos uma economia de tempo e esforço que tem impacto direto na operação

logística digital para industrias

3. Logística digital, auxilia na redução de custos

Além da tecnologia proporcionar ferramentas que aumentam a produtividade do seu time, que consequentemente diminui a necessidade de novas contratações humanas. Existem ferramentas e processos que podem fazer com que seus custos com frete reduzam de forma natural e saudável.

Considere por exemplo um cenário, onde ao invés de se negociar um só frete com uma transportadora, você consiga negociar com 5 ou 10 simultaneamente. Como resultado, isso não o tempo produtivo de um analista para tal tarefa.

É natural que você receba várias propostas diferentes para realizar aquele mesmo frete. No entanto caberá a você decidir qual preço melhor lhe atende na relação custo/nível de serviço e tomar a decisão.

Se para um frete, neste mesmo exemplo acima, conseguíssemos uma redução de cinquenta reais por exemplo, imagine aplicando esta ferramenta a todos os fretes?

Esta é apenas uma ferramenta aplicada a um processo simples que já existe, mas que quando aplicamos a tecnologia ele não somente se torna viável em grandes escalas, como também gera grandes percentuais em redução.

4. Preocupações com segurança

Um dos grandes desafios dos gestores de logística no Brasil, é a taxa elevada de roubos, sinistros e avarias em fretes de cargas.

Não é segredo para ninguém que nosso país sofre com os altos índices de criminalidade e imprudência no trânsito. 

Com ferramentas de monitoramento, tanto por localização quanto integradas ao veículo que informem estatísticas de direção do motorista responsável pelo frete, essas dores podem ser melhor trabalhadas.

Isto não significa que seja a cura para o problema, mas ter a visão e poder analisar situações adversas do transporte, servem para prevenir e tomar melhores decisões no futuro.

5. Dados sobre o seu negócio

Assim como o monitoramento completo do frete traz resultados positivos para uma operação logística, ter dados e uma visão de toda a cadeia logística tem grandes benefícios para quem vive o transporte. 

A realidade da maioria das empresas hoje, é que elas dependem de planilhas e informações descentralizadas entre os envolvidos da operação para ter análises de métricas e indicadores de performance da própria operação, isso quando tem dados suficientes para extrair tais análises. 

Estamos em uma era onde ter o acesso a informação rápido e a um clique é crucial, pode significar lucro ou prejuízo, ganho ou perda, sucesso ou derrota.

6. Logística transparente

Como citado acima, em muitas indústrias ainda a informação vem de fontes descentralizadas, e são geradas ou manipuladas pelas pessoas envolvidas na operação logística.

Estes dados podem vir em forma de planilhas, emails, ligações ou até mesmo mensagens de texto.

Isto implica em uma grande dor de cabeça para gestores e todos os envolvidos na operação, quando precisam ter acesso a uma informação ou consultar algum dado no histórico de todo esse material.

É por isso que quando alinhamos tecnologia e ferramentas que tanto facilitam a busca, quanto centralizam todas as informações de um determinado processo em um só ambiente, acessível a um clique, gera-se um alto valor de percepção de compliance e logística transparente para as empresas que aplicam essas ferramentas.

7. Tomada de decisão sustentada

Por último e um dos benefícios mais importantes sobre a digitalização de processos, é ter dados que te sirvam como base para tomar uma decisão sobre o seu processo logístico.

Muitas vezes encontramos nas empresas cenários onde a tomada de decisão, por mais simples e cotidiana que possa parecer, como por exemplo contratar determinada transportadora X para a realização de um frete.

É tomada de forma informal, muitas vezes sem uma justificativa analítica ou simplesmente neste caso por um achismo referente ao custo, ou até mesmo pelo “feeling” de um analista. 

Quando falamos de um frete, pode ser que essa contratação “por achismo”, possa não parecer tão grave, mas, mais uma vez, se isso se repetir por dezenas, ou centenas de vezes, até mesmo dentro de um mês, pode gerar problemas nesta operação.

Por isso é cada vez mais importante e cobrado dos gestores tomadas de decisões baseadas em dados e fatos.

Olhar para o que aconteceu e tomar uma decisão que traga melhorias no futuro ou corrigir um problema passado.

Assim, ferramentas que tenham o poder de analisar e extrair insights sobre todo o processo logístico, ganham cada vez mais destaque no mercado.

azship reports

Mantenha-se atualizado

Como visto, o mercado da logística já está experimentando dos benefícios da digitalização de processos logísticos, que, consta muito mais do que apenas tecnologia.

Na verdade é a união de processos bem estruturados alinhados a metodologias e ferramentas tecnológicas que viabilizam uma quebra de paradigma e a visão de novas formas de se enxergar e de se trabalhar a logística do seu negócio.

Isto quer dizer que não basta ter um aplicativo online que te ajuda a contratar transportadoras e motoristas, um outro site que te permita receber comprovantes de entrega, e uma outra plataforma que te ajude no monitoramento do frete.

É preciso que todos os processos estejam integrados e que a gestão tenha uma visão de todo o processo para que ela seja capaz de identificar onde estão os principais pontos de gargalo e trabalhar para corrigi-los.

Quando atingimos este nível de maturidade e comunicação entre processos, podemos realmente vislumbrar dos resultados da logística digital.

Nossa plataforma – Logística digital

Nós do AZShip, somos especialistas em transporte de cargas ponta a ponta, nossos fundadores são empresários do setor de transporte a mais de 12 anos e sentiram na pele os principais pontos de dor da logística no Brasil.

Através de uma única plataforma, entregamos digitalização de processos desde o momento da contratação, até o momento da entrega da mercadoria no seu cliente.

Além de gerar relatórios e insights poderosos através do nosso Analytics que te ajudarão na tomada de decisão para o que for melhor para o seu negócio, tendo uma visão sustentada por dados da sua operação.

Acesse nossa página de depoimentos e saiba como a AZShip já trouxe resultados de redução de custo e otimização logística para grandes empresas do mercado nacional.

Baixe o material de Logística digital para indústrias logo abaixo.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.