Drones e operações logísticas
A quarta revolução industrial já é uma realidade para todos nós já que estamos em constante evolução tecnológica dentro e fora das organizações, entretanto, os meios de transporte que viabilizam o funcionamento do setor logístico ainda são os mesmos – embora aprimorados: ferroviário, rodoviário, hidroviários e aéreos.
Diante disso, o modo de pensar logística mudou e agora, estamos ingressando na era dos drones.
Solução de problemas recorrentes
A adição de um novo modal de transporte parte da premissa que as grandes vantagens de seu uso estão no custo, flexibilidade e tempo, por não dependerem de pilotos dedicados, sua operação é relativamente barata.
Ao mesmo tempo, não são impactados por fatores como o trânsito nas cidades e podem realizar diversas entregas paralelamente. Acima de tudo não há, como nas entregas tradicionais, a necessidade de roteirização de um veículo, com um atraso em uma entrega afetando todas as subsequentes.
Levando em consideração que um dos principais desafios que o setor logístico enfrenta atualmente é a satisfação do cliente, pois ainda existem casos recorrentes onde as entregas demoram a chegar ou chegam com avarias – fator que causa desconforto para as duas pontas, haja vista que isso reduz indicadores de qualidade, que são importantes para a empresa.
Drones nas entregas
Portanto neste cenário, a utilização dos drones para entregas tende a aumentar o nível de satisfação dos clientes que receberiam suas mercadorias em tempo hábil e as organizações, por sua vez, teriam tempo otimizado para focar em garantia de qualidade dos produtos.
Portanto, considerando que o transporte aéreo é mais rápido, não demanda grandes infraestruturas, custa menos, o equipamento sobrevoa áreas remotas sem grandes dificuldades e o risco de acidentes e assaltos são remotos.
Outro fator que também podemos destacar como benefício graças ao uso dos drones é justamente a segurança dos motoristas que realizam essas entregas. Há casos de acidentes constantemente envolvendo motoristas, já que em muitos casos, eles trabalham varando a noite para entregar a encomenda no tempo previsto.
A experiência de entrega da Amazon
Uma empresa que testou entregas de mercadorias com drones foi a Amazon, em 2015. Para ela, o serviço é muito promissor, visto que grande parte de suas mercadorias têm peso médio.
Cerca de dez áreas postais na Flórida, nos EUA, serviram para a experiência, porém diversas restrições foram impostas à atividade:
- A operação foi realizada durante o dia;
- O operador do drone estava devidamente habilitado para controlar a máquina;
- As condições do tempo favoreceram a entrega.
A expectativa da empresa é de que as entregas sejam feitas em 30 minutos, inclusive em locais de acesso mais remoto.
Conclusão
Diante de uma realidade altamente tecnológica e sempre em busca de inovação, o mundo permanece em movimento, com pessoas capazes de desenvolver tecnologias impensáveis há alguns anos atrás. Em outras palavras podemos dizer que a cada ano que se passa estamos mais perto da realidade dos filmes de ficção científica que retratavam o futuro: dinâmico, rápido e mutável.
Em suma, concluímos que o processo logístico, assim como todas as coisas, está em evolução e aprimoramento, fazendo com que assuntos como estes, sejam pauta, tendo em vista que são potenciais de melhorias para a área, o que contribui para uma qualificação de processos eficaz bem como o desenvolvimento das ferramentas atuais.
Nossa empresa pode ajudar você a informatizar sua logística de transporte, clique aqui e conheça o AZShip