consumidor 4.0

Consumidor 4.0, sua empresa está pronta para atendê-lo?

Com o avanço da tecnologia, o consumidor mudou seus hábitos e comportamentos de forma radical. Em outras palavras hoje ele é o consumidor 4.0. Nos dias de hoje, mais do que adquirir produtos ou serviços, as pessoas querem viver boas experiências. As empresas, por sua vez, precisam acompanhar essas mudanças, pois têm de se manter competitivas no mercado.

Nesse contexto, surge o consumidor 4.0. Como fazer para entendê-lo: É preciso assimilar a conjuntura da Indústria 4.0 e do Marketing 4.0. Dessa forma, na indústria, observa-se uma integração cada vez mais intensa entre os universos real e virtual. No marketing, o novo consumidor quer fortes razões para se envolver com uma marca.

O consumidor 4.0, portanto, é aquele mais bem informado e mais exigente. Se antes eram as empresas que davam as cartas do jogo, nesse novo cenário são os compradores que ditam as regras. Em outras palavras, o consumidor 4.0 é muito ativo em suas escolhas e faz sua individualidade valer em todas suas decisões.

Quem é o consumidor 4.0?

O cliente 4.0 é bastante rigoroso e multicanal: está no Facebook, Instagram, Twitter e tem acesso global e instantâneo a uma quantidade enorme de fontes e informações. Por exemplo, ele compara preços, pesquisa vantagens e desvantagens do produto, pede conselhos, procura saber mais. Ou seja, é um cliente ativo, que toma decisões em conjunto e compartilha suas opiniões com amigos, familiares e conhecidos – é receptor e produtor de conteúdo sobre tudo que consome.

Aqui o Marketing 4.0 atua com intuito de proporcionar a melhor experiência para o cliente.. Porque? Porque hoje todos os clientes podem dar uma avaliação positiva ou negativa sobre sua empresa no Facebook, Google ou Instagram. Podem reclamar de seus serviços no Reclame Aqui e fazer posts, vídeos e fotos elogiando ou criticando sua marca, tudo com capacidade de atingir milhares de pessoas de diferentes lugares e interesses.

O atual consumidor quer resultados e eficiência acima de tudo. Portanto ele valoriza produtos de boa qualidade, com bom atendimento, serviços rápidos e bons preços. Velocidade de resposta e conteúdo atraente e personalizado são peças-chave para entender e conquistar o consumidor 4.0.

O impacto do consumidor 4.0 no mercado B2B

Como os consumidores querem experiências cada vez mais personalizadas, as indústrias precisam – e muitas já estão – adaptar-se a essa nova realidade. No entanto, produções em larga escala e pouco flexíveis passam a fazer cada vez menos sentido em um cenário que o cliente final está em busca de um produto único.

Quando falamos de linhas de produção e montagem, é possível citar algumas novas necessidades. Afinal, se esse cliente quer produtos customizáveis, eficientes e que permitam respostas rápidas, necessitamos de indústrias com linhas flexíveis e produções just in sequence.

Produção Flexível

As linhas de montagem flexíveis permitem alterar o processo e o produto de forma rápida e sem implicar em grandes consequências para o funcionamento da produção. Por exemplo, se há uma mudança na demanda, para mais ou para menos, basta ajustar a velocidade de sua operação e tudo continua a funcionar. No entanto o processo automatizado também permite o pleno funcionamento da linha por 24 horas, em todos os dias da semana.

A Indústria Pollux no ano de 2017, foi finalista na categoria Manufatura do Prêmio REI (Reconhecimento à Excelência e Inovação) com uma linha de painéis just in sequence para a fábrica da FCA em Córdoba, na Argentina. Essa linha seguiu os valores do consumidor 4.0, com produção flexível e customização. Cada painel é montado de acordo com o pedido de cada cliente, tudo de forma automatizada!

pollux.com.br

É disso que estamos falando para atender esse novo público com exigências cada vez mais altas.

O Consumidor 4.0 faz parte da cadeia da Indústria 4.0.

Indústria 4.0, fábrica inteligente

O mundo continuou avançando e a tecnologia evoluiu. A conectividade passou a ser tão importante quanto a luz ou a água em nossas casas. A demanda de produtos permaneceu grande, porém a oferta de produtos era muito maior. Como se manter competitivo, se tornou o principal dilema das grandes indústrias.

A solução: investir na diminuição de desperdício e tornar os processos produtivos cada vez mais eficientes. Engenheiros e especialistas das maiores empresas, em diversos países, passam a estudar maneiras de utilizar as tecnologias disponíveis de forma coordenada e em sintonia. Então, em meados de 2011 na Alemanha, surge o conceito de Quarta Revolução Industrial, durante a feira de Hannover, a maior vitrine industrial do mundo.

O motor que impulsionou esta nova revolução foi a capacidade ilimitada dos computadores proporcionada pela Tecnologia da Informação (TI). Em outras palavras, as máquinas passam a ter condições de tomar decisões sozinhas, os robôs chegam para auxiliar o trabalho humano, os sistemas permitem que os profissionais possam comandar as linhas de montagem à distância. É a transformação digital da fabricação!

Processo mais produtivo

A Indústria 4.0 tem como princípio fazer o processo produtivo ser mais rápido, autônomo, eficiente e centrado no cliente, a partir de uma série de avanços tecnológicos.

Apesar do conceito da Indústria 4.0 ter nascido voltado para as fábricas, atualmente, a sua influência já vai muito além. Portanto os seus benefícios podem ser encontrados em transportes, construções, casas, hospitais e até cidades inteligentes.

Ela está impactando toda a sociedade!

Em outras palavras, você pode chamar de Quarta Revolução Industrial, Indústria 4.0, manufatura avançada, fábrica inteligente. Portanto, aproveite essa onda de transformações da melhor maneira possível e vamos, juntos, tornar o Brasil mais competitivo e referência no atendimento ao consumidor 4.0.

Como o AZShip pode te ajudar?

A plataforma AZShip é uma plataforma de inteligência logística que tem uma metodologia focada no processo da logística de transporte.

Ou seja ajudamos sua indústria a atingir o nível 4.0 trazendo agilidade na comunicação com transportadora, transparência para o cliente acompanhar o trajeto da carga dele, redução no custo com transporte, e indicadores importantes para tomadas de decisões mais assertivas.

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