reduzir custo na operação logística

5 Dicas para reduzir custo na operação logística

Reduzir custo na operação logística é o maior desafio de muitos gestores e analistas nas empresas que precisam transportar, no Brasil e no mundo.

É um assunto delicado, pois quando falamos em redução de custo na operação logística, pode envolver nível de serviço, transparência com o cliente, performance do time logístico e outros fatores.

Por isso, neste artigo, trouxemos 5 dicas pensadas pela nossa equipe de especialistas que ouviram os feedbacks de gestores e analistas de importantes players do mercado nacional brasileiro, que trabalham com logística todos os dias.

reduzir custo na operação logística

1ª Dica – Otimização de processos

Uma das formas de se obter redução com o custo de frete na operação logística, é através de otimização de processos e automações. É comum nas indústrias, que os processos em que os analistas logísticos, ainda trabalhem de forma totalmente manual.

Um exemplo disso é um cenário que encontramos em diversas empresas e provavelmente você deve conhecer bem. Analistas gastando horas procurando por uma carga, ligando para transportadoras realizando cotações, procurando motoristas com um veículo que atenda ao seu tipo de frete.

Este é o cenário em que a grande maioria das empresas brasileiras ainda trabalham. Pensar em pontos de automação e otimização neste ambiente não é difícil. Porém alguns ainda tem dificuldades em enxergar ganhos, ou melhor, redução de custos melhorando estes processos.

Uma das formas de enxergar ganho: é por exemplo calcular e colocar na ponta do lápis quantas horas a sua operação gasta por semana fazendo cotações com parceiros. Por mais que ainda que não consigam fazer com mais do que 3 ou 4 cotações por frete.

Um analista não consegue falar ao telefone com mais de uma transportadora,ou seja, imaginando este cenário melhorado, já teríamos uma melhora na performance do time significante.

2ª Dica – Competitividade – operação logística

Quando falamos em competitividade, muitos gestores e analistas ficam receosos. Mas provavelmente por acreditar que competitividade necessariamente gera dor de cabeça e insatisfação do transportador, quando na prática, o que ocorre é justamente o contrário.

Se eu te contar que uma indústria, que faz cerca de 100 embarques por dia, melhorou o relacionamento com os parceiros de transporte. Justamente por colocar mais opções na hora de divulgar o seu frete você acreditaria?

E ainda mais, isso gerou uma redução de custo significativamente alta, você ainda chegaria ao fim deste artigo? Pois é, o que eu escrevo aqui é muito real e acontece todos os meses na plataforma AZShip.

As empresas que utilizam ferramentas que ajudam a divulgar mais fretes de forma simples e em tempo real para quantos transportadores quiserem ao mesmo tempo. Simplesmente estão construindo um melhor relacionamento com seus parceiros, que agora recebem mais oportunidades de frete, de forma simples e ágil.

Temos cases de sucesso de transportadores que antes de usarem ferramentas que auxiliam na competitividade de parceiros de frete, tinham menos de 2% da operação. Após a iniciativa por parte da indústria em adotar esta metodologia, hoje tem mais de 10% de representação no volume de embarques desta indústria.

E o melhor de tudo, a distribuição de fretes entre os parceiros nunca foi tão homogênea e democrática.

Quando temos mais parceiros competindo por um frete, é natural que os valores flutuem, assim conseguimos ter reduções frete a frete, o que no final do mês ou do ano, geram quantias significantes em redução de custo.

reduzir custo na operação logística

3ª Dica – Analisar o mercado para obter gargalos na redução de custo.

Como saber se o frete que você está pagando está adequado ao mercado? Você faz pesquisas com as indústrias do seu setor, ou da sua região para adotar uma tarifa de frete para trabalhar?

A realidade da maioria das empresas brasileiras, é que infelizmente, ainda hoje, na era da comunicação, elas não se comunicam. Não trocam informações, nem dicas, muitas vezes nem sabem da existência uma da outra, a não ser que sejam fortes concorrentes, ou empresas gigantescas que estão sempre na mídia.

Ter acesso a dados do mercado é uma das maiores vantagens que se pode ter do mercado. Você pode tomar toda e qualquer decisão baseada em um dado, fatos, histórico, melhores práticas e etc.

Algumas empresas já estão começando a se movimentar para compartilhar essas informações, mas ainda existe muita desconfiança neste espaço.

Portanto, o ideal é ter uma ferramenta que te entregue essas informações de forma simples e intuitiva, e preferencialmente sem mencionar nomes, para saber que os dados são realmente apurados, porém são dados de vários players do mercado, e não simplesmente da empresa X ou da pessoa Y.

4ª Dica – Cotações

Fazer cotações é uma forma de se reduzir custos mais simples e pode ser aplicada para várias situações, no dia a dia, qualquer pessoa está sujeita a fazer uma cotação caso queira comprar uma televisão por exemplo.

Ela procura, olha em algumas lojas, pesquisa na internet para encontrar os melhores preços e benefícios da tão sonhada TV nova.

Na logística não é diferente. Quando abrimos uma cotação para ouvir dos transportadores qual o valor cobrado pelo serviço de transportes realizado, também temos como resultado um valor que flutua para mais ou para menos.

Desta forma, ouvindo propostas do mercado, também temos uma ferramenta que coloca o poder de decisão da tão almejada redução de custos em nossas mãos.

5ª Dica – Leilão de frete

Talvez a ferramenta mais arrojada e que gere mais resultado seja o leilão de fretes. Um leilão de frete como o próprio nome diz nada mais é do que expor um frete a ser realizado para os seus parceiros, para que lance a lance eles reduzam o valor a ser cobrado pelo transporte.

O leilão de fretes, é muito bem usado principalmente para rotas de longas distâncias, geralmente onde temos fretes com valores mais altos, consegue-se ter reduções significativas tanto para apenas um frete ou montante realizado no mês.

Na própria plataforma AZShip, temos cases de parceiros que chegaram ao montante de mais de 99 mil reais economizados em um mês, colocando apenas cerca de 20% do seu volume de embarque na modalidade leilão.

E o mais importante de tudo isso, sem gerar atrito entre seus parceiros de transporte, que apenas visualizam se estão ganhando ou perdendo o leilão, e sem aumentar o número de parceiros.

auction

Entendimento

Reduzir custo na operação logística de transporte não é uma tarefa fácil, existem diversos desafios nessa jornada que tantos gestores e analistas brasileiros buscam.

No entanto, existem ferramentas e processos simples que ajudam e muito na realização deste trabalho. Nós da AZShip temos orgulho de nos posicionar como uma plataforma que tem processos simples e bem estruturados. E que hoje geram resultados e reduções importantes para os nossos parceiros, sempre prezamos pela qualidade do serviço e pelo relacionamento entre as partes.

Se a sua empresa tem o desafio de reduzir custos com logística e não sabe como cumprir as metas arrojadas.

Fale com um de nossos consultores, muito mais do que tecnologia, aplicamos metodologia.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.